Projetos

Projetos em execução

Monitoramento de políticas públicas ambientais

O projeto “Monitoramento das políticas públicas socioambientais em Mato Grosso” é uma cooperação entre a Misereor e a Opan, em que as ações são executadas, pela Secretaria Executiva do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, assim garantindo permanente o diálogo com a Coordenação do FORMAD e suas afiliadas.

O objetivo norteador é fortalecer a permanência de atuação do FORMAD, enquanto um Fórum, de debate entre as entidades filiadas. Visando multiplicar o acesso da sociedade civil ao monitoramento de políticas públicas, bem como, o papel de sujeito ativo na gestão delas, junto ao poder público e econômico do Estado.

Com o papel fundamental de articulação e mobilização em torno da Rede do Formad, impõe-se uma condição de promover também o fomento às iniciativas, o fortalecimento e a autonomia das filiadas e parceiras locais na gestão de ações coletivas, para o monitoramento de políticas públicas e intervenções propositivas.

Nesse sentido, atuam em torno de ou protagonizando espaços de seminários, debates, marchas, reuniões e mobilizações cujos temas são de interesse difuso, mas de alguma forma tangentes aos trabalhos desenvolvidos pelas filiadas como no caso das campanhas contra os agrotóxicos, ordenamento territorial (ZSEE/MT), Código Florestal, REDD+, agroecologia, mapeamento socioambiental, privatização de serviços do setor público entre outros.

Portanto o projeto oportuniza que a Secretaria Executiva do Formad acompanhe e se articule propositivamente às discussões dos temas elencados no tocante às políticas públicas, discutindo e trazendo informações de maneira dialógica e que são vitais às filiadas a fim de que aumente o interesse sobre os temas e eixos do FORMAD.